quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Culpa

O António era um rapaz esperto, educado e bem-parecido do 8ºA. A sua vida corrria brilhantemente bem, até que numa semana de testes tivera negas, e assim caíra na consideração de toda a gente. Nessa mesma semana, perdera um jogo de poker, o que lhe não agradou.

Dias depois, com todas as frustações juntas, o António decidira desanuviar e pregar uma partida ao professor, e com isso ter um "furo". Decidiu pôr um prego na fechadura da porta da sua sala de aula, e o Pedro o seu melhor amigo assistiu a tudo.O professor ao tentar pôr a chave, percebeu logo a partida que lhe tinham pregado. A resmungar, tirou com uma ferramenta o prego da fechadura, e dispensou o 8ºB da próxima aula e o 8ºA ficou na sala de aula do 8ºB, o que enfureceu o António, pois não conseguiu o seu "furo", e ainda tem que ouvir uma daquelas conversas chatas sobre disciplina e normas de convivência e zzzzzzz.... bom, perceberam a ideia.

O professor disse para que o aluno que lhe pregara a partida admitisse a culpa, e se não, a turma toda iria ser posta de castigo. No intervalo Pedro tentou chamá-lo á razão, dizendo para ele assumir a culpa, ou a turma toda ia "com ele para o fundo do mar". O António, com a generosidade á parte, disse que não e continuou a resmungar.
Tocou, e o professor, foi chamando um a um para ver quem assumia a culpa. Chegou a vez do António. O professor fez as perguntas do custume, e vendo a cara de procupado do António perguntou-lhe: "António, porque fizeste isto?"

António, admirado com a sua pergunta, confessou culpa, visto que não tinha fuga possível.

Voltou a tocar para o recreio, e António Abordoou Pedro e respondeu-lhe em tom de raiva: "Chibo, porque é que fizeste isso?, não tinhas a necessidade de contar nada a ninguém!! (nota: o Pedro não contou, foi o professor que descobriu)
Pedro ficou a pensar durante o dia todo sobre o que António lhe dissera, tentando perceber se fizera bem em não contar ou se fizera bem.


Pergunta : O António tem toda a culpa do que fez, mas e o Pedro? Deveria ter contado ao professor e assim seria tudo justo ou não podia quebrar a sua amizade com António e mantinha o bico calado?

3 comentários:

Gonçalo Santos disse...

e o luis a copiar testos da aula prffff´gando porco

Anónimo disse...

testos ou teXtos? ou testAs? gando ou grande? bem... o gon1600 que aprenda a sua língua, ou a correcta ortografia.

quanto à pergunta:
quando se fala de uma séria questão moral em que mete por exemplo irmos para a prisão, fala-se. De resto... não devemos culpar ninguém. amizade. honra. lealdade.

temos é que falar com o amigo e chamá-lo à razão, convencendo-o a ir confessar.

luigi disse...

e quem es tu o pseudonimo(a) "m"?