domingo, 30 de novembro de 2008

Banco Alimentar

Era sábado á noite, e eu acabara de sair dos escuteiros. Apetecia-me ir para casa, sentar-me no sofá ver televisão, jantar pizzas ou coisa boa. Aliás, até ja tinha um filme programado: "era uma vez no méxico", filme com o Johnny Depp, Antonio Banderas, Penelope Cruz, Salma Hayek, Enrique Iglesias, William Deffoe, e outros por aí conhecidos...

Enfim, era o que me apetecia. O desejo começava-se a materializar na minha cabeça, até que a minha irmã chega-se ao pé de mim e cá me diz: "Luís, bora ir ao banco alimentar?" - Eu fiquei tipo "What? Why the hell wold I want to..?" Bem, tipo isso. Controlei-me e apenas disse: "Fazer o quê?"
"Então, quer dizer...Não sabes o que é o banco alimentar?"
"Sim, mais ou menos... é para dar comida aos pobres e tal não é??"

Bom, lá foi uma conversa até que ela me convencesse a ir... mas sim, acabei por ir (aplausos)

Depois de encher a minha barriga com comida, fui mexer em mais comida. Cheguei ao armazém do banco e estava a chover aos potes. A Lu apenas me disse: "tem cuidado com os empilhadores, porque eles não param mesmo que estejam a atropelar alguém!" - Engoli em seco.

Vira a curva do armazém, e íamos a subir a rampa antes da entrada deste. Vi umas vinte pessoas na rampa."Bolas, são mais pessoasdo que eu esperava, pensava que éramos para aí uns 30 ou coisa assim..." Entrei no armazém. Os meus olhos, ficaram completamente espantados: haviam mais de 200 pessoas só no início! Era tanta gente que havia muito que fazer mas pouco espaço para isto, por isso, a Sara, a CaCaO, a Maria (Rita [?!]) e eu ficámos parados até que alguém nos dissesse o que fazer...

Ficámos ali uns bons 10 minutos, até que alguém (que nem percebi quem era devido á confusão) disse para irmos ajudar a pôr a comida no contentor. Lá fomos e após 5 minutos esvaziámos uma "caixa" inteira. "UAU, esvazíamos imenso em pouco tempo" - pensei - "Agora o que é que fazemos? Já acabámos de pôr a comida toda..." tive a minha resposta: ainda não tinhamos acabado: aquela caixa de aproximadamente 2x1x1 m era só uma das cinquenta que havia para pôr!

"Leite aqui!" - e todos púnhamos o leite alí. "Enlatados alí!" - e todos púnhamos os enlatados alí...

Enfim, era este o caminho que seguíamos, até nos dizerem que era tudo para o contentor. Aí é que a festa começou! As pessoas em baixo davam-nos os sacos de comida com latas açúcar e essas coisas todas em sacos de plástico. O Nosso trabalho, os que estavam em cima, era rasgar esses sacos e literalmente despejar a comida toda para o contentor. Digo-vos isto: como estava a chover e nós quase que atirávamos com a comida, o cérélac, o nestum, e algum arroz e farinha já estavam pré feitos! o "Cujo Dito" escorrega, agora era "Peganhento", e no ar e nas mãos havia uma junção de arroz, farinha, cereais, massa, leite e outras coisas nojentas.

Ouve-se uma voz, a da senhora da recepção a dizer no altifalate qualquer coisa parecida com: "Pede-se por favor que a pessoa que trouxe a play station 3 se dirija ao balcão"

Encontra-se um Champô palmolive junto a cogumelos

Haviam ovos partidos

Era o Caos

Completo Caos

A senhora do altifalante diz: "(não sei quê) chegámos acima das 300 toneladas de comida!!" - Euforia total

Há pouco a dizer, mas muito a viver.

Fui-me embora, o Caos continuou sem mim.

3 comentários:

Cacao disse...

Caro irmão,
antes de mais gostei de saber do seu entusiasmo relativamente ao "Banco" (você com a maziazinha já trata o BA por "tu", Qual alimentar qual quê. é o Banco).

MAs tenho a acrescentar e a corrigir vários pormenores:

Ponto1:
o diálogo nao foi nada disso!
Foi mais assim:
- Luís, queres ir ao banco alimentar?
- o quê...? eish oh Cacao.... fazer o que? (com o maior ar de seca)
- Banco alimentar! Vamos p o armazem!
- Eish... tem mesmo que ser?
- É BRUTAL! está sempre IMENSA gente!
-... (ainda maior ar de seca)
(digo eu para trás: - SALETAAAAA, VAMOS CONTIGO!)

ponto 2: mesmo q não quisesses ir (como foi o caso) ias. eu sabia que ias gostar. não foste tu que deciste ir...!

ponto 3: Sim, chama-se Maria Rita;

ponto 4: estivemos 1 minuto e meio a espera, prái. vá, 2 no máximo.

ponrto 5: as "caixas" não se chamam caixas e não se chamam caixas: são grades e chamam-se... GRADES!

ponto 6: havia iogurtes; BOLACHAS APETITOSISSIMAS! e a música brutal! esqueceste-te desses pormenores. já p não falar dos animadores do microfone! So rir. (e eu falei ao microfoneeee!)

ponto 7: acho que enquanto estivemos la só chegamos as 260 toneladas.

ponto 8: euforia total? hmm mais no inicio! a 1h da manhã já estava td partido, DOR DE COSTAS! (eu bem me queixo...!) pelo menos no fim da mesa rolante.

ponto 9: é importante realçar que aquilo estava CHEIO de escuteiros. aliás, a grande maioria tinha um lenço ao pescoço!

ponto 10: quem é que tem sempre razão???? eu bem digo! eu bem disse q ias gostar! ve la se me passas a dar mais ouvidos!

Tenho dito!

luigi disse...

ah, ok... pequenos pormenores....:P

(n)Ana disse...

Beeeeeem!
Não vinha aqui há três séculos :o)
Digo desde já que fico contente que a mana te leve pelos bons caminhos e que, mesmo com alguma relutância inicial, acates o que a mana sugere!
Banco Alimentar! Também estive no armazem mas a fazer entrega com as carrinhas, ficava cá fora e ia e vinha... se eu soubesse que vcs estavam lá dentro tinha ido lá dizer olá!

Já recebeste uma cartinha a agradecer e a dizer que contam contigo no próximo banco a 30 e 31 de Maio?
:o)
Beijinhos!