quinta-feira, 4 de dezembro de 2008

"Tenho que Te compensar"

Tenho Damien Rice ligado...vou escrever um texto inspirado noutros sítios...e esses sítios percebem de onde vem esta inspiração.

Era Domingo, e era tarde, não sei ao certo as horas, sei simplesmente que era tarde. Estava a rezar um terço pelo pai de um professor meu, que é muito ligado á turma, mas desta vez esforçava-me para que rezasse concentradamente. Tenho a cama feita, a secretária organizada. Não tenho roupa suja no chão, e repousa um pouco de pão em cima da mesa-de-cabeceira. Junto a este, tenho um pacote de sumo. Era o meu lanche, mas já estava saciado... A luz do meu quarto iluminava-me por cima, e eu estava frente a Ele. Prostrava-me é frente do Seu crucifixo.

Rezava...

Mesmo após acabado o terço, rezava...

Pedia por tudo no mundo, para que a fome acabasse, para que a guerra acabasse, para que o meu próximo ficasse de boa saúde.

Rezava...

Agradecia pelo tecto que tenho, pela comida, pela educação pelo divertimento que tenho, e mesmo por coisas que não tinha agradecia, pois "Bem-aventurados são os pobres, porque deles é o reino dos céus"

Falava, e Tu escutavas-me. Ouvias, compreendias. Sabia que podia sempre contar Contigo, pois Tu Estás sempre lá, mesmo Traído pelos mais atrozes pecados.

Quando está frio, Tu Envolves-me. Quando estou com fome, Tu Sacias-me. E mais importante de tudo, quando eu peco, Tu Perdoas-me!

Humilde, Misericordioso, Perfeito; Tu Perdoas-me!

Mais que novas oportunidades nos Deste ao longo da nossa vida. E perdão após perdão, continuamos a pecar...e logo nos Perdoas outra vez.

E logo penso: "Obrigado. Pela criação, pela vida, pelo fruto e pelo pão. Por tudo."

Lembro-me daquela vez que bati num amigo. Humilde, de joelhos, confessei-me perante Ti. E não de joelhos mas prostrado, arrependido, confessei-me, e Tu estendendo a Tua mão, Branca, Pura, Tocaste o meu ombro, e me Disseste ao ouvido: "Estás perdoado". A Leveza inundou o meu corpo, e não me consegui conter e um sorriso abriu-se na minha cara.

Já não me vou confessar há algum tempo, e sinto-me pesado e triste.

Deste-me, desde que nasci, o meu anjo. Aquele que toca o meu ombro e me diz antes de eu fazer um mau acto: "Por favor, não o faças pois está errado". E não é que eu, quando no ínfimo do silêncio Te Oiço, a Susurrar, baixinho, só para mim: "Que a Paz esteja contigo". E de facto que está, pois nunca me Abandonaste, pois como pássaro mãe que trata os seus passarinhos com maior amor que existe na vida que qualquer outro, também Tu o fazes.



Quando é de noite, e não consigo ver o caminho, quando na floresta não vejo a minha cabana, quando na estrada estou perdido, Tu Guias-me e Mostras-me o caminho, o que me mostra o sentido da frase: "Uma Luz ao fundo do túnel".*O caminho vou seguir, atrás de ti*

E com tanta beleza, Misericórdia, Amor, Carinho e Compreensão que Tu nos Dás e mostras, agora percebo...:

..."Tenho que Te compensar!"...

5 comentários:

Pedro de Arimateia disse...

Um sorriso nao basta, nem um, nem dois, nem muitos. Mas hoje vou dormir mais contente.

Se leste o meu post de Advento, deves ter reparado que me tenho proposto vários desafios a cada dia. E hoje, confesso-te, tive alguma preguiça, e disse: "Hoje lanças-me Tu o meu desafio!", e apesar da ideia ser preguiçosa, tambem nao percebi como poderia Ele lançar o desafio.

Hoje percebo qual foi o desafio que Ele lançou. E adivinha por quem é que Ele o fez? Por ti, claro :)

..."Tenho que Te compensar!"...

Excelente mote :) Excelente tema. Com essa frase, de certeza que se faria um belo retiro de Catequese.

Esse passou a ser o meu desafio de Advento: acima de tudo, compensa-Lo. Da melhor maneira que souber faze-lo :)

És grande, Luis. E mais que isso, tornou-se evidente a forte presença d'Ele tambem em ti :)

Saber Agradecer é um dom. Por muito estranho que isso possa parecer. Há muita diferença entre agradecer e Agradecer. Saber faze-lo com o verdadeiro sentimento, com a verdadeira sensação do que se está a fazer, é dificil. Mas ao mesmo tempo.. gratificante :)

De certeza que neste post, com esta tua partilha, de certo modo ja O estás a compensar. E farás, sempre que viveres n'Ele :)

"Bem-aventurados são os pobres, porque deles é o reino dos céus"

Abraço, Luis.

P.s.: És grande!

luigi disse...

obrigado..:)

JMCerdeira disse...

Rapaz... de grande coragem o post... e muito bem escrito. Eu que sou mais velho gostava de ter tanta boa "desvergonha" como tu. Não vou continuar a elogiar porque depois, ainda me culpam se tu tiveres alguma pitada de falta de humildade. Não me parece que fosse o teu caso. Mas vamos jogar pelo seguro, por Ele.

Cacao disse...

Estou sem palavras...
Só digo:
Que orgulho em ti.

(n)Ana disse...

:o)
oh... que bela lição que levei agora.
Pena só ter lido isto hoje.

um beijinho, e parabéns pelo post, Luigi.